BIBLIOTECA

ESCOLA BÁSICA 2,3

EUGÉNIO DOS SANTOS



 

 

   

voltar

GASTÃO CRUZ

 

 

 

 

 

Poeta e crítico literário, Gastão Cruz nasceu em Faro no ano de 1941. Licenciado em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, foi professor do ensino secundário e leitor de português no King’s College, em Londres.
Como poeta, começou por se destacar com a sua participação na revista
Poesia 61, no início da década de 60, sendo autor de uma obra vasta e em contínuo crescimento.

Colaborou com vários jornais e revistas como crítico literário, tendo traduzido autores como William Blake, Strindberg e Shakespeare. Foi ainda um dos fundadores do grupo Teatro Hoje, onde encenou várias peças.

A obra de Gastão Cruz foi distinguida com inúmeros prémios, entre os quais se contam o Prémio PEN Clube de Poesia, em 1985, e o Prémio D. Dinis, atribuído pela Fundação Casa de Mateus. Em 2002, o seu livro de poesia Rua de Portugal foi distinguido com o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, e em 2005, com Repercussão, ganhou o Grande Prémio de Literatura dst. O seu livro A Moeda do Tempo conquistou o prémio literário Correntes d' Escritas/Casino da Póvoa 2009.

 

Fonte: Assírio & Alvim


Metodologia

Este foi um exercício introdutório ao projecto "Co-Edições", sem intervenção directa do autor, que consistiu em glosar um poema de Gastão Cruz, em técnica de cadavre exquis.

Para tal foi escolhido a estrofe nº 9 do poema "Tempo Acústico", do livro "Órgão de Luzes" (INCM - Biblioteca de Autores Portugueses - 1990).

A acção decorreu na Biblioteca, usando como suporte cartolina verde, e como instrumento de registo lápis de várias cores.

Estiveram envolvidos os Alunos da Turma A do 9º Ano, com a colaboração da respectiva professora de Língua Portuguesa, Dra. Ana Ferreira.

 

Ver Poesia resultante (Glosa)


Sponsors: